A festa que referencia são sebastião é no dia 20 de Janeiro.
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.c. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Petroliana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram simbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Ire), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Historia de são Paulo Apostolo
Paulo nasceu entre o ano 5 e 10 da era cristã, em Tarso, capital da Cilícia, na Ásia Menor, cidade aberta às influências culturais e às trocas comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Descende de uma família de judeus da diáspora, pertencente à tribo de Benjamim, que observava rigorosamente a religião dos seus pais, sem recusar os contactos com a vida e a cultura do Império Romano. Os pais deram-lhe o nome de Saul (nome do primeiro rei dos judeus) e o apelido Paulo. O nome Saul passou para Saulo porque assim era este nome em grego. Mais tarde, a partir da sua primeira viagem missionária no mundo greco-romano, Paulo usa exclusivamente o sobrenome latino Paulus. Recebeu a sua primeira educação religiosa em Tarso tendo por base o Pentateuco e a lei de Moisés. A partir do ano 25 d.C. vai para Jerusalém onde frequenta as aulas de Gamaliel, mestre de grande prestígio, aprofundando com ele o conhecimento do Pentateuco escrito e oral. Aprende a falar e a escrever aramaico, hebraico, grego e latim. Pode falar publicamente em grego ao tribuno romano, em hebraico à multidão em Jerusalém (Act 21,37.40) e catequizar hebreus, gregos e romanos.
Paulo é chamado “o Apóstolo” por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de facto a personalidade mais importante que conhecemos. É uma das pessoas mais interessantes e modernas de toda a literatura grega, e a sua Carta aos Coríntios é das obras mais significativas da humanidade. Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito. Quando estava preso em Cesareia, Pau-lo apela para César e o governador Festo envia-o para Roma, aonde chegou na Primavera do ano 61. Viveu dois anos em Roma em prisão domiciliária. Sofreu o martírio no ano 67, no final do reinado de Nero, na Via Ostiense, a 5 quilómetros dos muros de Roma.
.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Grupo de Jovens JAP
O grupo de Jovens JAP (Jovens Anunciadores da Palavra), tem 6 anos de existencia no municipio de Itambé-BA, na Paroquia de Sã Sebastião, e tem o compromiso de levar a palavra de Deus, aquelas pessoas que necessitam de uma palavra acolhedora, e isso faz com que a religiosidade e o amor em Cristo se renove a cada dia. o grupo JAP realiza seus encontros todos os domingos, a partir das 19:30 horas na comunidade São Paulo Apóstolo, existente no bairro Sidney Pereira de Almeida. e você meu amigo, irmão esta convidado a fazer uma visita, estaremos lhe esperando de braços e coração aberto.
Comunidades de Itambé-BA
Podemos notar que o mundo esta cada vez mais dificil de viver, e por essa mesma razão é que a vida do ser humano esta perdendo o seu bem mais precioso que a sua essência, essa preciosidade é um complemento para a religiosidade, são essas coisas simples que chamavam a nossa atenção, e hoje fingimos que nem existem, por exemplos as comunidades e suas festividades, são coisas que acontecem diariamente e não damos o valor necessario, muitas vezes nem contribuimos mas criticamos, e isso faz com que a nossa vida fique cada vez mais complicada, trazendo sempre dificuldades e nunca soluções.
Assinar:
Postagens (Atom)